Formalizado em novembro de 2020, incluindo 12 municípios e 39 signatários dos setores público, privado e organizações da sociedade civil, o Pacto é um importante espaço coletivo para discussões e implementação de ações prioritárias na agenda de desenvolvimento rural sustentável.
Neste novo ciclo, a R5, junto com a IDH Brasil, passa a coordenar as ações do Pacto PCI nos 12 municípios que compõem o território de influência direta da parceria: Alto Parnaíba, Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Pastos Bons, Riachão, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.
A R5, organização do terceiro setor com sede em Balsas, acompanha de forma dedicada o desenvolvimento da região conhecida como Cerrado Sul Maranhense, um dos territórios mais dinâmicos e estratégicos do bioma Cerrado. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e desempenha um papel fundamental para o equilíbrio ambiental do país, sendo responsável pela recarga dos aquíferos e por abrigar uma grande diversidade de espécies nativas.
Com uma trajetória voltada à inovação, desenvolvimento territorial e articulação de redes colaborativas, a R5 trabalha na criação de ambientes favoráveis ao empreendedorismo, à valorização do capital humano e ao fortalecimento das cadeias produtivas locais. Sua atuação tem estimulado a integração entre academia, setor produtivo, poder público e sociedade civil organizada, contribuindo para transformar a região em referência em sustentabilidade e qualidade de vida.
A convergência do espírito social, ambiental, de valorização territorial, geração de novos negócios e aproveitamento de oportunidades visa consolidar o Cerrado Sul Maranhense como modelo de desenvolvimento sustentável para o Brasil e para o mundo.
Ambas as instituições reafirmam o compromisso com as comunidades locais, com a governança participativa e com a implementação de soluções inovadoras que ampliem o acesso a oportunidades, respeitem o meio ambiente e fortaleçam o protagonismo dos territórios.