Agrobalsas 2025: Construindo pontes

Um evento do agronegócio, considerado entre os 10 maiores no Brasil, ocupando 57 hectares na Fazenda Sol Nascente, sede da Fundação de Pesquisa do Corredor Exportação Norte-FAPCEN, realizado na cidade de Balsas estado do Maranhão que conta com o apoio do Governo do Estado, e suas secretarias, Prefeitura Municipal e com o maior apoio provindo dos produtores rurais certificados.  

Em sua 21° edição o tema proposto foi Construindo Pontes que retrata uma ideia da Capela Cistina no quadro de Michelangelo ” O Dedo de Deus”. Culminando com os braços do produtor e produtora rural, a ideia traduz a responsabilidade na arte de produzir alimentos, preservar os errados, minimizar diferenças sociais e riscos ocasionados pelo agronegócio. 

Traduz respeito entre os homens de bem e deixa sua marca culminando com a grande participação das Instituições parceiras, que a cada ano reconhece ser o AGROBALSAS um grande palco da comunicação do agro brasileiro. 

No primeiro dia a FAPCEN sediou um grande diálogo entre o Governador Carlos Brandao com produtores da APROSOJA SINDIBALSAS demais ASSOCIAÇÕES, culminando em acertos necessários a classe e desenvolvimento em conjunto.  

A Solenidade de Abertura, todas as autoridades presentes e homenageados receberam o “Troféu Construindo Pontes”, contando com a presença dos povos indígenas, quilombolas, gaúchos, nordestinos, todos entrelaçados mostrando o que somos e fazemos. 

Na sequência um grande debate entre pesquisadores, produtores e diferentes Instituições de pesquisa, sobre a Regeneração do solo, da água e da atmosfera consolidou a Criação do Núcleo de Balsas onde a FAPCEN realizou a entrega do Troféu Raízes aos palestrantes. Noutros dias palestrantes da Embrapa juntamente com técnicos da FAPCEN lideraram o III WORKSHOP DA AGRICULTURA FAMILIAR, recebendo mais de 500 pessoas dias nas suas 45 vitrines tecnológicas de diferentes cultivos. Sistema Judiciários com seus Desembargadores, Juízes, Promotores e Advogados direcionavam a temas que envolvem o agro as comunidades e universidades. As mulheres (do agro povos tradicionais. Turismo, empreendedorismo) receberam seus merecidos prêmios pela interação com as comunidades. Um desfile com trajes indígenas da tribo Guajajara abrilhantou uma nova comunicação para o agro Brasil, cuja participação marcou esta edição. 

No turismo coordenado pela Instancia Chapada das Mesas, além o lançamento do Balonismo nas Chapadas, uma organização territorial que abrange 17 municípios ficou formata com metas e trabalhos a serem realizados. Finalizando com a minimização dos principais riscos da agropecuária junto aos agentes de inteligência contribuindo com debates e discussões nos principais entraves regionais. Tudo isso vinculados as principais mídias, dentre elas TV Mirante e Canal Rural. Pode-se afirmar que através do AGROBALSAS, novas ações seguem rumo ao desenvolvimento sustentável, valorizando e proporcionando maior visibilidade a este território, destaca Gisela Introvini, ela que está à frente deste grandioso evento desde sua primeira edição ocorrida no ano 2.000. 

Compartilhe