RTRS – Certificação RTRS está transformando a realidade dos produtores de soja do Maranhão e Piauí 

O esforço conjunto entre RTRS e Fapcen foi destaque no painel sobre agricultura regenerativa, durante o Agrobalsas.   

A participação do gerente de Desenvolvimento de Mercado e Relações com Stakeholders no Brasil, Cid Sanches, da Mesa Global da Soja Responsável (Round Table on Responsible Soy Association – RTRS – na sigla em inglês), foi um dos destaques da edição 2025 do Agrobalsas, realizada em Balsas (MA), Brasil, entre os dias 12 e 16 de maio.  

Convidado para o painel sobre agricultura regenerativa, Sanches destacou o avanço da certificação RTRS e os novos desafios enfrentados pelos produtores, especialmente no contexto da agricultura sustentável. “A Fapcen lidera o desenvolvimento e o apoio aos produtores na certificação das fazendas no Maranhão e no Piauí, o que garante visibilidade à RTRS em um evento tão relevante como este”.  

A certificação RTRS busca assegurar que a produção de soja seja baseada em cinco princípios: cumprimento legal, condições de trabalho responsáveis, boas práticas agrícolas, responsabilidade ambiental e relações comunitárias responsáveis. 

Conheça mais sobre a participação da RTRS na Agrobalsas neste artigo: https://responsiblesoy.org/certificacao-rtrs-transforma-produtores-soja-maranhao-piaui?lang=pt-br 

Compartilhe