No dia 11 de março a coordenação da Aliança da Soja Sustentável realizou uma tarde de diálogo com produtores de soja da Microrregião de Chapadinha sobre os principais desafios e oportunidades para melhorar a sustentabilidade da cadeia e do território, e como a Aliança pode ajudar nessa agenda.
A reunião foi organizada pelo Programa Agroplus Maranhão, da ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e UFMA – Universidade Federal do Maranhão, realizada na Fazenda Barbosa, referência em práticas de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (Associação Rede ILPF) na região. Na oportunidade foram tratados assuntos relacionados à agenda social para trabalhadores e comunidades vizinhas, desafios de práticas agrícolas mais sustentáveis na região, pesquisa, assistência técnica, financiamento e incentivos econômicos que premiem essas práticas mais sustentáveis.
Além das 9 fazendas, todas elas com papel de destaque no Programa Agroplus Maranhão, participaram da reunião técnicos do Projeto Cadeias Sustentáveis, uma cooperação entre o Governo do Maranhão e a GIZ Brasil, da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, do Programa Agroplus, da Climate Policy Initiative e da empresa Amsel & Ara, knowledge partner da Aliança.
Fernando Barbosa, produtor responsável na Fazenda Barbosa esteve presente, contribuindo para o encontro: “Quanto mais sustentável nos tornamos, mais conseguimos produzir. Conversando a gente se entende. A iniciativa da Aliança vale muito a pena e é muito relevante.”

Foto: Fabio Barong © GIZ




Fotos: Marco Schäffer © GIZ