Programa Agro Plus Maranhão: Apoio à Certificação 

Com o compromisso de garantir a produção responsável de soja, o programa Agro Plus iniciou, em junho de 2025, mais um projeto, voltado ao incentivo da certificação das propriedades atendidas. Esta inciativa resulta da parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Round Table on Responsible Soy (RTRS). 

O objetivo do projeto é realizar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades das fazendas para adequação às normas de certificação, bem como, aquelas com potencial para certificação no âmbito do Agro Plus Maranhão e Piauí, considerando os critérios da certificação RTRS. Esta iniciativa surge da necessidade de promover uma produção agrícola que atenda aos princípios da sustentabilidade, melhore a gestão da propriedade rural e esteja adequada à legislação brasileira, bem como aos regulamentos sociais e trabalhistas. 

Além disso, diante de um mercado consumidor cada vez mais exigente quanto à aquisição de produtos sustentáveis, identificou-se a necessidade de aprimorar as boas práticas agrícolas. O objetivo é atender não apenas à eficiência produtiva, mas também às demandas de mercado, especialmente aquelas voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global. 

Atualmente, o Agro Plus é o maior programa de assistência técnica privada do Brasil, atendendo 8000 fazendas em 13 estados, buscando conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais. Nesse contexto, oferece assistência técnica gratuita, além de cursos, capacitações e materiais educativos, visando aprimorar a gestão das propriedades atendidas e, consequentemente, fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. 

Alinhada a esses princípios, a certificação RTRS se destaca como uma ferramenta que promove o crescimento da produção, do comércio e do consumo de soja responsável. Nesse sentido, proporciona um espaço de diálogo global sobre a produção responsável da soja, com foco na construção de soluções, na geração de consensos e no enfrentamento dos principais impactos econômicos, sociais e ambientais associados à cultura.  

Ademais, a certificação comunica, em nível internacional, as práticas relacionadas à produção, ao processamento e à comercialização da soja certificada, por meio de seus princípios, critérios, indicadores, e de um robusto sistema de verificação e credenciamento. 

Compartilhe