Maratona de Ideias do Babaçu foi um sucesso! 

Foto: HRmione © IFMA 

Foto: Marco Schäffer © GIZ 

Nos dias 13 e 14 de março de 2025, no Parque Botânico da Vale, localizado em São Luís/MA, ocorreu o evento Maratona de Ideias do Babaçu. O evento é uma realização da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), por intermédio do Projeto Cadeias Sustentáveis, o Governo do Estado do Maranhão e parceria com a EMBRAPA Maranhão, Instituto Federais e Estaduais do Maranhão (IFMAs e IEMAs) e três empreendimentos coletivos de quebradeiras de coco babaçu (Associação das Quebradeiras de Coco dos Projetos de Assentamento de Chapadinha, Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e do Extrativismo do Babaçu do Vale do Itapecuru e Associação Clube de Mães Quilombolas Lar de Maria). O objetivo do evento foi promover o desenvolvimento de soluções criativas e viáveis para desafios reais enfrentados pelas quebradeiras de coco babaçu e suas organizações, com foco em ideias que não dependam de tecnologias digitais. 

Para a seleção, foram inscritas 35 equipes de 9 escolas diferentes envolvendo mais de 150 alunos e professores. Dentre essas, 10 equipes foram selecionadas para participar do evento. As três melhores ideias foram: 1° Lugar: Equipe Guerreiras do Babaçu – desafio enfrentado: coleta segura de coco babaçu verde na palmeira; 2° Lugar: Equipe Estufa Solar Babaçu – desafio enfrentado: secagem do mesocarpo de babaçu e; 3° Lugar: Equipe Empreendedoras do Babaçu – desafio enfrentado: gestão financeira. 

As equipes vencedoras foram premiadas com uma viagem de experiência para conhecer três empreendimentos de base comunitária nos municípios de Anajatuba, Itapecuru Mirim e Chapadinha. Os critérios para as ideias vencedoras são: grau de inovação e criatividade da solução proposta; aplicabilidade no processo produtivo das quebradeiras de coco de babaçu e de suas organizações; viabilidade financeira do projeto; qualidade do protótipo apresentado. 

O evento demonstrou grande potencial para promoção de cooperação entre esses os alunos e professores com as quebradeiras de coco babaçu e suas organizações. 

O projeto Cadeias Sustentáveis é uma iniciativa do programa global AgriChains. No Brasil atua com a cadeia produtiva da soja e com cadeias de especial valor para as comunidades tradicionais como babaçu, a carnaúba e o jaborandi. 

Para mais detalhes: westphalen.nunes@giz.de e andre.machado@giz.de 

Compartilhe