O intercâmbio dos estudantes da Casa Familiar Rural de Buriti no Maranhão ocorreu entre os dias 8 e 13 de março de 2025 nos municípios de Irituia e Tomé-Açu no Estado do Pará, com o objetivo de proporcionar vivências em práticas sobre a implantação e o manejo de Sistemas Agroflorestais (SAFs). O intercâmbio foi uma realização do IPAM em parceira com o IVISAM – do Instituto Vida em Sintropia da Amazônia (IVISAM).
Os estudantes participaram de aulas teóricas e práticas sobre SAFs, incluindo o plantio de mudas e sementes e o manejo de áreas já implantadas, como poda e cobertura do solo com matéria orgânica. A experiência proporcionou aos estudantes uma nova perspectiva sobre como os SAFs criam ambientes produtivos e saudáveis para o agricultor, observando a diversidade de cultivos voltados tanto para o autoconsumo quanto para a comercialização.
Participaram desse intercâmbio também os produtores rurais dos estados do Acre, Mato Grosso, Amapá e Pará. O SAF de Tomé-Açu é referência nacional nessa prática sustentável de produção agrícola. O agricultor e instrutor Michinori Konagano contou a história da imigração japonesa para o Brasil e o início dos SAF’s em Tomé-Açu. Os participantes conheceram as práticas adotadas por esse produtor e outros do município, que veem nos SAFs uma forma equilibrada de produzir alimentos, conservando os recursos naturais como solo e água.
Para mais informações entrar em contato com Lindomar Siqueira do IPAM (lindomar.silva@ipam.org.br)
