Maranhão • Julho de 2025 • 2 min de leitura
O projeto Produzindo e Empreendendo, iniciativa do Sebrae Maranhão em parceria com a IDH Brasil, tem fortalecido a horticultura no Cerrado Sul-Maranhense por meio de consultoria técnica e orientação de mercado.
A ação envolve oficinas, palestras e visitas individuais para apoiar pequenos produtores em temas como adubação, irrigação, controle de pragas e comercialização. Exemplos como a Horta Comunitária São Francisco, em São Raimundo das Mangabeiras, mostram como a organização coletiva tem gerado maior produtividade, novos canais de venda e inclusão social, especialmente para mulheres agricultoras.
Com mais de 200 produtores atendidos em oito municípios, o projeto reforça o alinhamento com o Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir), promovendo uma produção mais sustentável e competitiva para a região.
Foto 1 – A horticultura foi uma das cadeias identificadas com maior potencial produtivo na região (Sebrae/Divulgação).

Foto 2 – O projeto conta com atividades coletivas e visitas individuais para orientação técnica (Sebrae/Divulgação).

Foto 3 – Horta Comunitária São Francisco, no povoado São José, em São Raimundo das Mangabeiras é um dos exemplos do trabalho do projeto (Sebrae/Divulgação).


Iniciativa do Sebrae Maranhão em parceria com a IDH Brasil tem atendido produtores com consultoria técnica e orientação para o mercado
📲 Fique Conectado!
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp: Clique aqui para acessar