A 2ª. Oficina de Sistemas Agroflorestais (SAFs) foi realizada em Buriti no Maranhão nos dias 29 e 30 de abril de 2025 e teve como objetivo continuar a formação de capacidades dos agricultores familiares, estudantes da Casa Familiar Rural de Buriti e dos técnicos da região. A atividade foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), por meio do Projeto Cadeias Sustentáveis da GIZ, em parceria com o Instituto Vida em Sintropia da Amazônia (IVISAM). A primeira oficina sobre SAF realizada em novembro de 2024, teve o foco na implantação do SAF, enquanto nesta segunda oficina foi trabalhado o manejo desse sistema.
Esta oficina destacou a importância dos SAFs no bioma Cerrado como estratégia agrícola sustentável, promovendo a segurança alimentar, a diversificação produtiva e a geração de renda. A oficina promoveu uma experiência integrada de aprendizado teórico e prático, reforçando o valor das práticas agroecológicas no território. Também estimular a preservação dos recursos naturais, a diversidade de espécies e o protagonismo da comunidade escolar, com base na construção coletiva do conhecimento, no diálogo e na valorização dos saberes locais.
As práticas de manutenção realizadas foram de manejo da cobertura do solo, como forma de controlar a emergência natural de plantas daninhas, e garantir o aumento do teor de matéria orgânica sobre o solo, replantio de mudas nas áreas ociosas, destacando assim a importância do manejo na área do Sistema Agroflorestal.
Para mais informações entrar em contato com Janine Castro do IPAM (janine.castro@ipam.org.br)




