Agro Plus Maranhão inicia em maio de 2025 mais uma edição do Projeto de Educação Ambiental 

A equipe do Agro Plus Maranhão iniciou, no mês de maio de 2025, mais uma edição do Projeto de Educação Ambiental na rede de ensino pública nos municípios de Chapadinha, Anapurus, Buriti e Brejo. A iniciativa é voltada para estudantes matriculados no ensino fundamental e secundário, e tem como objetivo conscientizar sobre os impactos negativos das queimadas.  

Na edição anterior, o projeto contou com a participação de 6 escolas, totalizando 113 participantes (101 estudantes e 12 professores). Neste ano, o objetivo será ampliar ainda mais o número de instituições participantes, com isso, a expectativa é capacitar em torno de 150 pessoas, através da temática “Apague essa ideia: Queimada não é solução”. Este eixo de trabalho foi escolhido, em conjunto com as principais escolas participantes das edições anteriores deste projeto, em virtude dos alarmantes índices de queimadas registrados nos diversos biomas brasileiros, ao longo de 2024, incluindo nossa microrregião.  

Esta prática ainda é comum em áreas rurais no estado do Maranhão, sendo empregada, sobretudo, para a limpeza de terrenos e manejo de áreas produtivas. No entanto, o uso do fogo provoca sérios problemas, como a degradação do solo, poluição do ar, perda de biodiversidade e riscos à saúde das comunidades. Considerando isso, o trabalho da equipe Agro Plus Maranhão será voltado, nesta edição, à implementação de oficinas, palestras, gincanas e atividades práticas de forma a orientar os jovens sobre práticas sustentáveis e alternativas ao uso do fogo. Ademais, com este trabalho iniciado, buscaremos fortalecer a educação ambiental nos jovens e a construção de comunidades mais conscientes e comprometidas com a preservação do meio ambiente.  

Compartilhe